AMPLA Geourbanismo

Georreferenciar é preciso?

Segundo o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o georreferenciamento é um importante mecanismo de padronização de imóveis rurais. Trata-se de um instrumento de identificação das coordenadas geográficas de uma região por imagens. Graças a esse levantamento topográfico, profissionais especializados reúnem dados concernentes à localização e dimensão da propriedade rural.

No processo, são consideradas as coordenadas dos vértices limitantes, instituídas no SGB – Sistema Geodésico Brasileiro. Entretanto, para abranger todas as propriedades rurais (públicas ou privadas), é indispensável seguir uma metodologia padrão e oficial, desenvolvida após vigência da lei n° 5.868/72. Desde então, o georreferenciamento de imóveis rurais tornou-se uma exigência legal.

Sendo assim, é preciso georreferenciar para que o proprietário do imóvel rural evite problemas e desfrute de vantagens, como:

Facilidade de financiamento

Os dados coletados no georreferenciamento da propriedade rural garante maior segurança às agências bancárias, que passam a facilitar o financiamento do imóvel. Se o proprietário rural insistir em não georreferenciar o imóvel, ele não conseguirá financiamento do banco ou de outra instituição financeira. Inclusive, determinados bancos nacionais exigem o georreferenciamento como requisito para financiar imóveis rurais.

Valorização do imóvel

Imóveis georreferenciados por empresas especializadas são mais valorizados no mercado quando comparados aos que não fizeram o processo. O principal motivo é porque o imóvel submetido a georreferenciamento apresenta maior facilidade para ser comercializado, já que está regulamentado. Mesmo porque os investidores preferem comprar imóveis rurais com toda a documentação em dia.

Tecnologia usada no georreferenciamento de imóveis rurais:

Uso de GPS

O GPS – Sistema de Posicionamento Global, é uma tecnologia de navegação por satélite. Por meio dele, é possível encontrar coordenadas precisas de posicionamento tridimensional, o que permite ampla visualização topográfica da área. Na verdade, o GPS permite ao usuário identificar a localização do imóvel rural precisamente sem discrepâncias entre a real condição da propriedade e a área revelada.

Uso de VANTS

Além de ser utilizado na agricultura de precisão, VANT é amplamente difundido na topografia. Por meio da localização via satélite, esse Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) capta imagens aéreas com rapidez, precisão e qualidade. A operação do equipamento é realizada com softwares instalados em computadores e smartphones, o que possibilita ao profissional, de forma remota e em tempo real, traçar trajetos previamente planejados.

 

Por Andréa Oliveira.

Fonte: https://tecnologianocampo.com.br

plugins premium WordPress